sexta-feira, janeiro 04, 2019

IX Ictunas


    Ainda a recuperar de um fim de semana de arromba na Covilhã e do célebre Sarau de Ciências, a Cientuna voltou aos festivais no Porto! Estivemos no IX ICTUNAS, organizado pela Tuna Feminina de Biomédicas que se realizou nos dias 23 e 24 de novembro de 2018. Foi um festival muito especial e simbólico, que marcou o lançamento do CD “Memórias num Instante”, o primeiro CD da TFB. Começou com uma excelente receção no ICBAS velho, com um Porto d'Honra repleto de comes e bebes após uma atuação do FODICBAS. Tivemos depois um passacalles incrível que nem a chuva conseguiu estragar, passando por uma atuação de rua solidária, mímica e até dardos. Após o jantar, seguimos para o Conservatório de Música do Porto, prontas para o momento do lançamento oficial do CD “Memórias num Instante”. Esta noite foi marcada por uma atuação muito emocional e nostálgica da TFB que fez jus ao nome do CD. No dia 24, passámos uma tarde cheia de música e alegria de convívio com as tunas participantes. Foi uma tarde muito animada pelo Forrobio e novamente por todos os comes e bebes (onde há comida há Cientuna e onde há Cientuna há "arrebimbanço do malho!"). Houve também oportunidade para espalhar animação junto das outras tunas e até para uma partida de beer pong. Depois do jantar e de regressarmos ao Conservatório, era hora de atuar. A nossa atuação foi ainda mais especial pois foi marcada pela estreia de uma nova versão do “Sonho de um Estudante”, uma serenata original saída do nosso baú especialmente para o IX ICTUNAS.

    Deste festival trouxemos os prémios de Melhor Porta-Estandarte, Melhor Pandeireta e Melhor Tuna! Queremos agradecer à TFB pela excelente organização, às tunas participantes - a Tunassa (Tuna Feminina do Instituto Superior de Agronomia), as Sirigaitas (Tuna Feminina da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto), a Cantuna (Tuna Feminina da Escola Superior de Educação do Porto), a TAB (Tuna Académica de Biomédicas) e à TEUP (Tuna de Engenharia da Universidade do Porto) - pelo convívio e alegria que proporcionaram, e a todos os que nos apoiaram neste IX ICTUNAS, tanto no Conservatório como através do livestream. Por fim, gostaríamos de parabenizar a TFB pelo incrível festival, onde tivémos a honra de participar pela primeira vez, mas principalmente pelo marco que atingiram com o lançamento do vosso primeiro CD. 

VII Medicalis


   Nos dias 17 e 18 de Novembro a Cientuna partiu para a cidade da Covilhã, munida da sua penugem de Inverno e pijamas quentinhos para o VII Medicalis! Logo à chegada fomos extremamente bem recebidas pela C'a Tuna aos Saltos, com uma salinha decorada a rigor com versos em grande escala recortados de uma das nossas músicas. Se vínhamos com medo do frio, perdemo-lo, de tal modo a receção nos aqueceu os corações (sem esquecer a comida que nos esperava também). A tarde passou-se pelas ruas da Covilhã, onde pudémos conhecer o relevo acidentado, mais comida (um óptimo pastel de nata), bebida (como a típica queimada) e a hospitalidade dos habitantes que nos receberam nos seus estabelecimentos e que tentámos encantar com as nossas músicas. Encontrámos uma homónima: uma obra integrada no festival de arte urbana WOOL, nada mais nada menos do que uma mocha.

   Por fim, levámos connosco a paisagem fresca de montanha ao crepúsculo, altura em que voltámos à faculdade de Ciências da Saúde, onde seriam as atuações. Foi um espectáculo de grandes emoções, onde o poder foi realmente das mulheres. Com esta temática sempre presente, contou ainda com o lançamento do videoclip do instrumental da C'a Tuna e uma sentida homenagem às suas finalistas. Deste festival trouxémos os prémios de Melhor Pandeireta, Melhor Porta Estandarte, Melhor Vídeo, Melhor Original e Melhor Tuna. Resta agradecer às tunas participantes, a Tuna Mus, a Tôna Tuna, a Encantatuna, e a Inspiritus Tuna, aos nossos guias fabulásticos, a CegaLuz, o Sashito, o Marcha à Ret, e o Bagacity (vocês são os maiores!) e claro, à C'a Tuna aos Saltos pelo convite e pelo festival em que tanto nos divertimos. Vamos embora mas ficamos com muita vontade de regressar à cidade de encantos que é a Covilhã!