SOBRE A TUNA

Corria o ano de 1991 quando um grupo de futuras cientistas da mui nobre, sempre leal e invicta cidade do Porto decidiu criar a grandiosa Tuna Feminina de Ciências do Porto (Cientuna para os amigos). 


 
 
 
Partilhando o gosto pelo trinar das cordas e os rufos das pandeiretas estes mais de 20 anos de existência da tuna têm sido pautados pela boa disposição copofónica e muitos quilómetros percorridos “pelos caminhos de Portugal” (sem esquecer as ilhas).
Muitos são já os prémios que na sala da tuna acumulam largas camadas de pó marcando assim a história desta tuna. O “Tuna Mais Tuna” é o prémio que melhor nos caracteriza, sempre aliado à arte do bem trajar e à alegria presente em palco (e fora dele!).
Uma atuação da Cientuna é sempre marcada por alguns dos nossos emblemáticos originais como o hino dos 20 anos "Cientuna somos nós" ou a canção que fala da vida de estudante e das recordações destes que são os melhores anos de uma vida, "Lembranças". No entanto, não podemos esquecer o início desta tuna e aquele que foi o hino original, "Louvor a Ciências" cujas notas ainda são entoadas em algumas situações.
Um encontro da Cientuna, seja num festival ou encontro de tunas, seja num jantar ou até mesmo só numa noite no Piolho é uma festa e não deixa ninguém indiferente!