Após um longo período sem festivais, tivemos a honra de participar no I Maresias, a convite da TFIST - Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico! Foi um festival online, que celebrou o centenário do nascimento da fadista Amália Rodrigues.
Este festival, diferente da nossa habitual realidade, consistiu em interpretações de um fado e uma homenagem à ilustre Amália, em vídeo. Apesar de não haver cantoria pelas ruas, não faltou animação e música em nossa casa (nem na dos vizinhos)! Interpretamos a nossa adaptação do “Fado Xuxu”, que certamente deixou toda a gente a mexer! No dia 27 de novembro realizou-se a Gala Final, em que tivemos oportunidade de rever todos os vídeos das tunas a concurso.
Queremos agradecer às tunas a concurso, a Gatuna - Tuna Feminina Universitária do Minho, TunaF - Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto, e a TunaMaria - Tuna Feminina da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. Por fim, não podíamos deixar de agradecer à TFIST pela excelente iniciativa, e a quem nos apoiou incansavelmente nas redes sociais!
Vê a nossa atuação no Youtube!
Começámos o semestre da melhor maneira, com o convite da Vibratuna - Tuna Feminina da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro para o seu festival em Vila Real, uma estreia para nós! Neste VI Clave - Real Festival de Tunas Femininas foi-nos atribuído o musical “Grease”, uma vez que grandes musicais eram o tema do festival.
Chegámos na sexta-feira, dia 14, onde nos instalámos no Hotel Miraneve, jantámos e estivémos em convívio no Café Pioledo, aproveitando para conhecer a noite da cidade. Na tarde de sábado, participámos no passacalles pelas ruas de Vila Real, criando músicas alusivas ao tema do festival e jogando criativos jogos temáticos. Depois do jantar, chegou o momento da atuação, abrilhantada pelas tunas a concurso, extra-concurso e os grupos Vai e Vem e Ent'Artes.
Deste festival trouxémos os prémios de Melhor Instrumental, Melhor Original e Tuna Mais Like! A noite não podia acabar de outra maneira se não com mais festa e animação! Obrigada a todas as tunas presentes: Egitúnica - Tuna Feminina do Instituto Politécnico da Guarda, Tôna Tuna - Tuna Feminina Universitária de Bragança e às nossas conterrâneas Atituna - Tuna Feminina da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e ainda à Transmontuna - Tuna Universitária de Trás os Montes e Alto Douro, aos nossos "guios" Palitos, Gomitas e Justino, e ainda ao IPDJ pelo apoio no transporte. Como não poderia deixar de ser, um agradecimento especial à Vibratuna por este festival incrível! Até à próxima, Vila Real!