sábado, abril 29, 2017

Lançamento do CD da Desportuna

     

    No passado dia 27 de Abril a Cientuna marcou presença num evento muito especial: o lançamento do CD da Desportuna! Foi um orgulho estar presente neste evento que marcará certamente a história da Desportuna.
     Mas, como seria de esperar, festa que é da Desportuna não é festa se não tiver os dois principais ingredientes: boa disposição e bebida! Foi sem dúvida uma "noite longa" que passou a voar, por entre beer pongs, atuações, joelhos esmurrados (não estivessemos nós a desrespeitar uma tradição) e muita muita animação!
     Resta-nos agradecer a todos os grupos que participaram neste grande evento, em especial à Desportuna por, mais uma vez, nos terem proporcionado um serão incrível! E dar os nossos parabéns porque o 1º CD é um marco memorável na história de uma tuna, PARABÉNS!

      E venham mais noites destas...

terça-feira, abril 25, 2017

VIII Trovadores


     
    
    Acabada de chegar da cidade dos estudantes, a Cientuna esteve presente no VII Trovadores, festival organizado pela Oportuna que decorreu nos dias 23 e 24 de Abril. 
    No primeiro dia deste festival, tivemos o prazer de ser serenadas, na CESPU, pelas tunas a concurso: Tuna TS, TUCP, a Looney Tuna e Afonsina, e pela tuna da casa, que certamente nos tocaram o coração.
     O segundo dia de festival foi incrível! A tarde foi passada entre convívios, cantorias, bifanas, finos e vinho verde, não podíamos pedir muito mais... A animação estava assim garantida no histórico palco do Teatro Sá da Bandeira onde tivemos todo o gosto em abrir o espetáculo como tuna extra-concurso.
     Queríamos dar o nosso sincero "Obrigada!" à Oportuna por este convite e por nos terem tratado da forma incansável que trataram porque não faltou mesmo nada neste festival! Agradecemos ainda às restantes tunas a concurso pela fantástica tarde de convívio e aos nossos guias.
     Parabéns Oportuna pelo sucesso da oitava edição do vosso Trovadores!

XII Tunalidades



    No dia 21 de Abril a Cientuna rumou para a sua primeira passagem por terras coimbrenses, para participar no XII Tunalidades a convite d'As FANS. A primeira noite contou com um Conservatório de Música de Coimbra muito bem composto, por um público que nos proporcionou uma atuação daquelas que nos ficarão para sempre na memória. Além de nós, atuaram também os grupos convidados e as restantes três tunas a concurso: a Egitúnica, a Lusitana e as Mondeguinas. Desta primeira noite de festival fomos reconhecidas com os prémios seguintes: Melhor Solista, Melhor Instrumental, Melhor Original, Melhor Pandeireta e Melhor Tuna. ​A festa continuou noite dentro nas Cantinas Verdes onde a música tocada refletiu o espírito louco da festa!
   No segundo dia, tivemos um espetacular passacales que entre subidas e descidas, lutas de cotonetes e muito mais nos mostrou a beleza da cidade de Coimbra da melhor maneira. A noite seguiu com as serenatas no belíssimo café Sta. Cruz onde as tunas femininas encantaram o público e, para terminar em grande, a festa prosseguiu novamente nas Cantinas Verdes.
   No terceiro dia, foi tempo de voltar ao Porto para estarmos presentes no VIII Trovadores. Voltamos muito felizes e com a certeza reforçada de que em Coimbra o espírito académico é realmente incrível.
  Resta-nos agradecer As FANS, pelo convite e parabenizar pelo fantástico festival que nos prorcionaram, aos grupos convidados, às restantes tunas a concurso e aos nossos guias por todo o espírito deste XII Tunalidades. E para Coimbra não vai nada, nada, nada!? TUDO!

sábado, abril 08, 2017

XVII Festival Afrodituna

   

     Foi de coração cheio que a Cientuna saiu do XVII Festival Afrodituna, realizado no Auditório Luís Soares em Vila do Conde, de onde trouxemos os prémios:
- Melhor Instrumental
- Melhor Pandeireta
- Melhor Porta Estandarte
- Tuna Mais Tuna
    Queremos aproveitar para voltar a agradecer à Afrodituna por mais um festival de arromba onde reinou o espírito carioca. Queremos também agradecer às restantes tunas a concurso, aos Gatunos e aos nossos guias, por contribuírem para o espírito incrível do festival.